segunda-feira, 12 de maio de 2008

Sou mamífero sim e se eu fosse a minha cachorrinha Náná talvez dissesse isto:


Sou mamífero sim e se eu fosse a minha cachorrinha Náná talvez dissesse isto:

Tenho um coração, esqueleto, glândulas, cérebro, sangue, pele, pêlos e sentimentos. Aceito qualquer nome desde que dito com carinho, conheço todos os timbres de voz, sei quando estão perto ou longe de mim, quando me amam ou são indiferentes.
Sei sorrir para todos aqueles que amo, adoro que me façam carinho delicadamente, e que brinquem comigo, gosto muito de correr e saber que tenho companhia.
Aguardo horas a fio em vigília sem reclamar.
Mas quando alguém é grosseiro logo mostro os dentes e grito, não gosto de gente amarga e brutal.
Como oiço muito melhor e tenho maior ângulo de visão que os humanos, eu os aviso de perigos e novidades sonoras, faço parceria com o maior prazer.
Comer é muito gostoso, como um pouco de tudo, mas existem alimentos que me fazem mal e é melhor evitar.
Não me importo se a minha companhia é rica, pobre, idosa, novinha, negra, branca, amarela ou azul, quero apenas que seja doce e atenciosa comigo como sou com ela.
A amizade e dedicação fazem com que haja maior crença entre a humanidade, os humanos escrevem sobre nós há séculos, somos personagens principais e secundárias sempre intensas e presentes no cotidiano. Também fazem desenhos com a nossa imagem desde a pré-história (arte rupestre). A nossa dedicação e expressão de vida é motivo de criação, isso nos deixa muito muito orgulhosos.
Muitas vezes somos mal tratados e abandonados de formas repugnantes, mas tem havido sempre humanos especiais que sabem da nossa dependência para sobreviver nas cidades e assim cuidam de nós o melhor possível.
Houve um ser humano muito especial que virou santo – São Francisco de Assis (Assis 1181-1226), ele conhecia a linguagem dos animais, dos humanos e das plantas, respeitava todos os seres vivos.
No Brasil há um rio chamado São Francisco, assim chamado desde 1501, em homenagem ao São Francisco de Assis, que bela metáfora pelas vidas que alberga, pela pluralidade e pelas adversidades enfrentadas em todo o seu percurso, e o nunca desistir – este rio tem 2.800 km de extensão, o rio São Francisco nasce no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, deságua no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas. Uma viagem enorme sempre transportando esperança pelas suas águas, rasas e profundas, estreitas e largas. É um rio que traz em si a vida.

Muitos humanos sabem reconhecer o bem, mas por vezes esquecem-se de o praticar.
Não existe uma amizade tão forte e duradoura como a que existe há milhares de anos entre os cães e os homens.
A Paz e a amizade entre os seres vivos é que torna este mundo melhor.
São Francisco de Assis é respeitado por várias religiões pela sua mensagem de paz.

Constança Lucas