sexta-feira, 3 de outubro de 2008

4 de outubro dia Mundial do Animal



Declaração Universal
dos Direitos do Animal


Art. 1°Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência.

Art. 2°a) Cada animal tem o direito ao respeito.b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se ao direito de exterminar os outros animaisou explorá-los, violando este direito. Ele tem o deverde colocar a sua consciência a serviço dos outros animais.c) Cada animal tem o direito à consideração, à cura e àproteção do homem.

Art. 3°a) Nenhum animal deverá ser submetido a maltrato e a atos cruéis.b) Se a morte de um animal é necessária, deve ser instantânea,sem dor nem angústia.

Art. 4° a) Cada animal que pertence a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu ambiente natural terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de reproduzir-se.b) A privação da liberdade, ainda que para fins educativos, é contrária a este direito.

Art. 5°a) Cada animal pertecente a uma espécie que vive habitualmente no ambiente do homem tem o direito de viver e crescer segundo o ritmo e as condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.b) Toda modificação deste ritmo e destas condições impostas pelo homem para fins mercantis é contrária a este direito.

Art. 6° a) Cada animal que o homem escolher para companheiro tem o direito a uma duração de vida, conforme a sua natural longevidade.b) O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Art. 7° Cada animal que trabalha tem o direito a uma razoável limitação do tempo e intensidade do trabalho, a uma alimentação adequada e ao repouso.

Art. 8° a) A experimentação animal que implica em um sofrimentofísico e psíquico é incompatível com os direitos do animal,quer seja uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer outra.b) As técnicas substutivas devem ser utilizadas e desenvolvidas.

Art. 9° No caso de o animal ser criado para servir de alimentação, deve ser nutrido, alojado, transportado e morto sem que para ele resulte ansiedade ou dor.

Art. 10°a) Nenhum animal deve ser usado para divertimento do homem.b) A exibição dos animais e os espetáculos que utilizam animaissão incompatíveis com a dignidade do animal.

Art. 11° O ato que leva à morte de um animal sem necessidade é um biocídio, ou seja, um delito contra a vida.

Art. 12° a) Cada ato que leva à morte de um grande número de animais selvagens é um genocídio, ou seja, um delito contra a espécie.b) O aniquilamento e a destruição do ambiente natural levam ao genocídio.

Art. 13° a) O animal morto deve ser tratado com respeito.b) As cenas de violência de que os animais são vítimas devem ser proibidas no cinema e na televisão, a menos que tenham como fim mostrar um atentado aos direitos do animal.

Art. 14°a) As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas a nível de governo.b) Os direitos do animal devem ser defendidos por leis, como os direitos do homem.
A UNESCO aprovou em 1978, em Paris, a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO ANIMAL, seguindo a mesma trilha filosófica da Declaração Universal dos Direitos do Homem, votada há 30 anos pela ONU.O Dr. Georges Heuse, secretário geral do Centro Internacional de Experimentação de Biologia Humana e cientista, foi quem propôs esta Declaração.

3 comentários:

Ruby and Penny disse...

Hi Nana
I agree with your declaration. I wish every human did.

I like the new look of your blog.

Love Ruby

Spike disse...

Gostei muito deste post. É muito importante divulgar.
Bj

Van Dog disse...

Há 30 anos que a Unesco aprovou e ainda há tantos direitos a serem constantemente violados...
Mas estamos no bom caminho, não é?